RSS

O triste fim da novela jornalística

A obrigatoriedade do diploma em jornalismo esteve na pauta do Supremo Tribunal Federal por vários anos. Essa novela teve fim, no último dia 17 quando por oito votos a um, o STF considerou incompatível com a Constituição a exigência da graduação em jornalismo para o exercício da profissão, ferindo a liberdade de expressão.
Não quero saber quem gostou do fim dessa trama. Mas é bom pensar nas conseqüências. Porque ela não aconteceu apenas no mundo das idéias, ela é real caro leitor, bem real.
Sim ... perde o jornalista, mas também perde você cidadão. O fim da obrigatoriedade do diploma vai comprometer a qualidade da informação levada até você, sim você, você mesmo que está lendo esse blog. A profissão regulamentada era o início para um jornalismo democrático.
O fim da novela agradou aqueles que desprezam o livre exercício do jornalismo com qualidade e ética. João Roberto Marinho, vice presidente da Rede Globo, declarou em nota a imprensa que “ "A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o diploma de jornalista é “bem-vinda”. Ela atesta como legal situação vivida por órgãos de imprensa, que, há anos, têm na sua equipe especialistas de outras áreas, com talento reconhecido, mas que não se formaram na profissão. A decisão do STF apenas ratifica uma prática que sempre foi nossa”. Eu sempre soube que essa “rede” não tinha compromisso nenhum com a informação , com o jornalismo! Mas enfim, é o que há.
Não quero defender os academicismos, mas ainda não vejo na imprensa tanta credibilidade para requerer autonomia.
A novela pode ter sim acabado, mas poderemos construir uma outra história e um outro final ! Eu não me contento em assistir perplexa essa comunicação antidemocrática. E você leitor também deve resistir.
Eu nem sei porque e “não vou mentir pra mim mesmo acreditando, mas eu preciso acreditar na comunicação “

1 comentários:

Clarícia Dallo disse...

E o fim da novela acaba com a "morte" do diploma!

Buááá! =/

Postar um comentário